Sobre os Freios Automotivos

Entenda como são os freios do seu carro.

Os freios automotivos são um dos principais itens de segurança do seu veículo, por isso tenha sempre a manutenção em dia.

     Quando falamos de segurança, os freios são os primeiros itens que devemos pensar, afinal de contas, são eles quem vão permitir frenadas eficazes em momentos de necessidade.

    Então, realizar manutenções periódicas no sistema de freios do seu veículo é o ideal para que você possa dirigir com conforto e segurança.

     A seguir vamos discutir um pouco mais sobre eles, não perca essa explicação!

Funcionamento do Sistema de Freio Automotivo em GIF

Como funcionam os freios? 

     A frenagem de um carro envolve uma série de itens que vão muito além do pressionamento do pedal de freio, mas para entender melhor este processo saiba o seguinte: 

– os discos de freio acompanham a rotação das rodas do carro;

– as pastilhas de freio são fixas e presas às pinças de freio do veículo; 

– temos o servo de freio, haste do freio e o cilindro mestre que trabalham em conjunto acionando os componentes hidráulicos, os famosos fluídos de freio, do sistema de freio.

     Quando pisamos no pedal de frenagem o conjunto servo, a haste e o cilindro, acionam a parte hidráulica do sistema, que por sua vez, exercem pressão nas pinças de freio e forçam a aproximação das pastilhas de freio e os discos. Quando isto ocorre, é gerado um forte atrito e que consequentemente desacelera as rodas do veículo até sua parada total.

    O funcionamento do sistema de freios com ABS é praticamente o mesmo, o que muda é o fato de os carros com freios ABS terem módulos especiais e sensores nas pinças que impedem o travamento das rodas.

Blog - Entenda o seu carro - Como funcionam os freios

Quais problemas dos freios são os mais comuns?

    Alguns dos problemas mais comuns no sistema de freio são:

1) Material: quando as pastilhas de freio são muito duras, a tendência é que elas chiem todas as vezes que ocorrer uma frenagem. Mas é apenas um incômodo pelo som, pois elas funcionam.

2) Desgaste natural: o material dos discos e pastilhas de freio estarão mais finos e gastos conforme seu uso e por isso começam a apresentar ruídos cada vez mais frequentes e altos. 

3) Disco de freio riscado: isto pode causar trepidações ao frear e perda no desempenho da frenagem. Quando as pastilhas estão muito gastas, os componentes de metal começam a entrar em contato com os discos de freios, o que geralmente os danifica. Isto chama-se empenamento do disco de freio.

4) Fluído de freio: tanto por baixos níveis decorrentes de vazamentos, como fluídos muito utilizados e sujos, o sistema de freio perde sua eficiência. O fluído é responsável por impedir o enferrujamento dos componentes e gera pressão no sistema, por isso é importante respeitar as quilometragens para realizar a limpeza do sistema de freio.

5) Pedal de freio alto ou duro: isto ocorre pelo mesmo motivo que o citado acima e é até um sinal de problemas com os fluídos de freio do seu carro. Fiquem atentos(as)!

Como se prevenir de problemas nos freios?

    A melhor forma de prevenir problemas nos freios e em qualquer outro sistema do seu veículo é a manutenção preventiva, sempre! Abaixo comentaremos algumas informações importantes:

 1) A periodicidade de manutenções preventivas dos freios é diferente para carros manuais – que exigem menos dos freios – e carros automáticos. 

2) É importante entender que as quilometragens citadas a seguir são contadas a partir da última troca ou revisão do sistema de freios.

3) Para carros manuais a troca deve ser feita a partir de 15.000Km rodados até, no máximo, 25.000Km rodados. Lembrando que o desgaste varia de acordo com o uso do carro pelo condutor.

4) Para carros automáticos a troca deve ser feita a partir de 10.000Km rodados até, no máximo, 20.000Km. O desgaste varia de acordo com o uso do carro pelo condutor.

5) A limpeza do sistema de freios também acompanha as quilometragens acima.

 

Em caso de dúvidas, passe em nossa oficina e confira as condições do sistema de freio de seu carro!

 

A Oficina Bom Voyage oferece este serviço, clique aqui e confira

Gostou? Veja mais posts abaixo:

Estes assuntos também podem te interessar.

Blog - Viagem sob 4 rodas - Cuidados antes de viajar
Check-up antes de pegar estrada neste final de ano.
Serviços - Higienização do Ar Condicionado
Por que realizar higienização do ar-condicionado?
Blog - Notícias Automobilísticas - Honda Fit 2018
Conheça o novo Honda Fit 2018.

Para voltar ao Blog, clique aqui!

Se deseja voltar à Home, é por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *